Qual o Papel dos Nutrientes no Organismo

Os nutrientes são essenciais para o organismo e a saúde, mas muitas pessoas não sabem quais são as funções deles e os tratam de maneira errada. É importante que tenhamos uma alimentação regrada, recriando todas as refeições diárias.  Muitas pessoas comem erroneamente, isso pode ocasionar um ganho de peso excessivo e muitas complicações para saúde. Vamos saber quais as melhore maneiras de nos alimentar e quais o papel de cada um desses nutrientes como carboidratos, gorduras, proteínas e sais minerais.

Uma pessoa de 60 kg a pessoa deve consumir diariamente 1800 calorias para suprir a energia do corpo. As calorias garantem o combustível ao executar suas tarefas e atividades físicas diariamente, além disso, suprem também o gasto de energético dos órgãos. A energia gasta através do corpo é bem distribuída com 19% para cérebro, 27% para fígado e baço, 18%  para os músculos, 10% para os rins e 7% para o coração e outros. Percebemos que os carboidratos e outros nutrientes são exigências que nosso corpo tem, através destas conseguimos trabalhar, estudar e fazer atividades físicas.  A ciência vem descobrindo em seus estudos que nos alimentar corretamente pode trazer saúde, disposição e ânimos. Veja a baixo o papel de cada nutriente em nossa vida.

Carboidratos

As frutas, fibras, pães e massas são ricos em carboidratos. Um ser humano normal deve ingerir em media de 50% a 60% de calorias provindas de carboidratos diários. Ideias como fonte de energias no organismo, sendo transformados em glicose disponíveis na corrente sanguínea.

Gorduras

Azeites, nozes, castanhas e abacates são fontes de energia, que são fundamentais para as membranas que revestem as células.

Proteínas

Este nutriente é essencial para o organismo e o corpo precisa de no mínimo 10% para uma pessoa. Muito importantes para a regeneração das fibras musculares. As fontes mais indicadas podem ser soja, feijão, carnes, ovos, leites e derivados.


A conclusão é que temos que ingerir alimentos indicados em uma reeducação alimentar para termos saúde e fortalecer nossas necessidades. 

Veja mais