Alimentos de a Cadeia Alimentar






A alimentação é algo muito importante para a vida de todos os seres vivos. Os seres humanos são os que devem tomar mais cuido com a alimentação, pois com a febre dos fast food, a obesidade tem aumentado consideravelmente. Existem pessoas que tem uma alimentação regrada, outras que não comem carne e ainda algumas que vivem de luz, mas todos estão procurando o equilíbrio para o corpo e mente. Entender o porquê a cadeia alimentar funciona pode ser uma grande caminhada para nós alimentarmos melhor.
O que é Cadeia Alimentar?

A cadeia alimentar é uma ordem que se faz entre os grupos. Uma sequencia de seres vivos que dependem um do outro para a sobrevivência. A relação de alimentos em junção com os organismos interligados pelo ecossistema, incluindo assim, consumidores, que são os herbívoros e predadores carnívoros, produtores e decompositores. De uma maneira complexa mais fácil, a cadeia alimentar é uma transferência de energia e nutrientes. A transferência de nutrientes se funde e ela retorna com os nutrientes aos produtores.  Esse ciclo possibilita a transformação da matéria orgânica dos cadáveres e também os excrementos em compostos simples, através desse ciclo ocorre a transferência de nutrientes. A função é a passagem de energia que através dos seres são transferidas para a sustentabilidade de outros seres.

Cada espécie ocupa seu lugar na cadeia alimentar, com níveis hierárquicos classificando os produtores que são as plantas, consumidores que são os animais e os decompositores  que são os fungos e bactérias. Isso forma uma teia alimentar complexa que dá origem a alimentos e que diferentes seres s e que esses seres se inter-relacionem. Isso gera o equilíbrio natural o que é fundamental para o ecossistema, ligando a realização do processo em etapas. Cada etapa é destinada a uma espécie.  Quando alguma espécie é extinta, raramente outras não existiram, pois todos tem uma correlação, uma depende da outra para que possam sobreviver. Com todo esse processo o equilíbrio está feito através dos alimentos e os seres.

Veja mais