Reajuste do Aluguel para 2013

Existem no Brasil muitas famílias que dispões de casas alugadas. O reajuste no valor que é feita uma vez por ano, sempre no mês do aniversário da assinatura. Com a divulgação da Fundação Getúlio Vargas o novo valor a base do IGPM. Muitas famílias no Brasil vivem morando em imóveis alugados, ter as informações necessárias para que não fiquem despreparados é essencial. O reajuste para 2013 já está no site da Fundação Getúlio Vargas. Vamos dar todos os detalhes sobre quando e quais os valores para quem paga imóvel alugado.
Para as pessoas que pagam aluguel o valor do reajuste está muito diferente em relação do que pagávamos antes. O que ocorre, ou ocorria era que o inquilino fazia a manobra de mudar para outro imóvel, pois este valor de aumento ultrapassava o orçamento. O que muitos faziam para não passar por todo esse transtorno era tentar alugar uma casa de valor mínimo, mas mesmo assim ninguém escapa do reajuste. É importante que todos saibam que os contratos de aluguel tem a base no Índice Geral de Preços de Mercado, essa situação é atualizado, todo ano, pela Fundação Getúlio Vagas (FGV). Uma dica importante para os inquilinos é que esse reajuste só pode ser feito uma vez ao ano. Esta data é estipulada no aniversário do contrato, se o imóvel foi alugado em dezembro de 2012 só pode ser reajustada no mesmo mês do ano seguinte. Todas as informações devem estar contidas no contrato, pois é uma garantia para o inquilino.
Todos tem o direito de saber informações sobre os reajustes de 2013, fique atento ao mês de aniversário do contrato. Esse valor é divulgado por todos os meios de comunicação. Todos que alugaram seus imóveis em qualquer mês de 2012, exemplo se você alugou uma casa em abril de 2012, tem que se preparar para em abril de 2013 ter o reajuste. Isso com base ao IGPM acumulado. Na maioria dos casos, o contrato é vigente, o proprietário pode pedir um novo valor no aluguel. Esse valor é claro que se baseia de acordo com o que o imóvel vale, isso não é detalhes que o IGPM compreenda. Todas as informações são necessárias para não haver abusos seja por parte do inquilino como do proprietário. Para quem quiser saber o índice, basta ficar atento no detalhe do reajuste do aluguel. Podemos ter essa e outras informações no site da Fundação Getúlio, a instituição é responsável por esses detalhes e também a medição da IGPM. Quem vive de aluguel tem que estar ciente em todos os sentidos.

Veja mais