Receita de Empada


A empada é um dos salgados que mais fazem sucesso nos estabelecimentos onde vendem o mesmo. Ela tem vários recheios e o mais popular é o de frango. A receita não é difícil de ser feita, porém deve ser seguida corretamente para que nada apresente nenhum problema. Veja abaixo os seus ingredientes e o modo como preparar e depois é só deliciar o seu prato.

Ingredientes de Empada
Massa

1 ovo, 1 gema, Sal a gosto, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, Filme plástico e 1 xícara (chá) de gordura vegetal.

Recheio

1 colher de sobremesa de pimentão verde picado, 250 ml de leite, 2 tomates grandes picados, 500 g de peito de frango cozido e desfiado, Salsinha picada a gosto, 2 gemas para pincelar, 1 colher (sopa) de azeite, 14 azeitonas verdes sem caroço, 1 cebola média picada, 1 e ½ colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 lata de ervilhas e 2 dentes de alho picado.

Modo de Preparo da Empada
  • Misture todos os ingredientes em uma tigela. Ressaltando que a farinha deve ser adicionada aos poucos (para adicionar farinha observe se ela está grudenta, estando coloque mais farinha). A massa ficando ressacada então coloque margarina ou manteiga.
  • Feito essa massa homogênea coloque ela envolta do filme plástico e a deixe descansar enquanto você faz o recheio.
  • O primeiro passo para o recheio é refogar o alho, a cebola, o tomate e o pimentão. Acrescente o frango desfiado e refogue mais um pouco.
  • Neste momento deve se acrescentar farinha de trigo misturando muito bem e o leite (de uma vez só).
  • Depois disso coloque as ervilhas temperando com sal e juntando a salsicha.
  • Quando estiver engrossado desligue o fogo.
  • Agora é hora de colocar a massa nas forminhas. Não deixe que a massa fique muito espessa dentro da forminha. Caso isso ocorra retire a massa e repita o procedimento. Não coloque toda a massa nas forminhas, pois ela também será utilizada nas tampinhas.
  • O resto da massa que sobrar coloque novamente no filme plástico, mas desta vez não embrulhe, abra o filme e coloque a massa por cima. Este processo fará com que a massa não quebre. Elas serão utilizadas nas tampinhas e portanto, você deve cortar em forma redonda um pouco maior que a forminha da massa.
  • Coloque o recheio e uma azeitona para cada empada.Tampe e pressione dos lados para que não abra. Não use o recheio quente.
  • O último processo antes de ir ao forno é passar gema por cima de todas para dê o aspecto dourado. Depois de assar em forno (temperatura depende para cada forno) por vinte minutos as retire do forno e desenforme. 

Veja mais