Prazo para se Alistar no Exército


Homens ao completar 18 anos precisam se alistar no exército para servir a sua pátria quando necessária. A função do serviço militar é desenvolver praticas nas Forças Armadas e tudo que se diz respeito à defesa da população de seu país. O jovem que não trabalha e que iniciou esse serviço é preciso que termine primeiramente para que possa assumir um cargo público ou então qualquer trabalho com a carteira assinada. Inicialmente esse serviço tem um prazo de um ano, ou doze meses, podendo reduzir para dez meses ou então se ampliar por mais seis meses.

Após ter cumprido com a obrigação no serviço o reservista precisa se apresentar durante cinco anos, e quando o reservista no se apresenta ele se sujeita a receber multas, e sem contar que a sua situação passa a ser irregular. Para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência é isento do serviço também.

O alistamento é feito no primeiro semestre do ano sendo para todos os homens que completarem 18 anos. Até o dia 30 de abril o reservista pode prestar o serviço ainda no ano atual, isso por modo de seleção. Passando de 30 de abril, sendo até 30 de junho será apenas para o próximo ano.

Para se alistar é preciso que vá até o quartel de sua cidade munido da seguinte documentação:

- Registro de Emancipação (no caso dos índios);

- Comprovante de residência;

- Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);

- Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG;

- CPF - Cadastro de Pessoas Físicas;

- Duas fotos 3x4 (sem data e recente).

Quem não cumpre com a sua obrigação pode ter problemas como não conseguir votar, não tirar o passaporte ou fazer uma viagem. Portanto, para os homens não deixe de se alistar, lembrando que você tem até os 45 anos para que isso aconteça, porém pagará multa dos anos que não se apresentou.

Veja mais