Como Fazer um bom Trabalho de Faculdade

Primeiro lugar o importante é que os estudantes consigam passar para os seus professores um objetivo formado no trabalho e sempre, é claro com boas referências bibliográficas e não um trabalho copiado (o famoso Ctrl C + Ctrl V). Algo que não deve ter em seu trabalho da faculdade é enrolação, pois como já citado é preciso ir direto ao ponto e com informações reforçadas e verídicas e que tenha conteúdo.

O visual de trabalhos de Ensino Fundamental e Ensino Médio esqueça! Isso porque existe a regra “ABNT” que ensina como deixar o seu trabalho formatado como os professores realmente querem. Não se pode ficar colocando coraçõezinhos, estrelas e outras coisas na capa do trabalho, ela deve ser direta e objetiva. E nunca, em hipótese alguma se esquecer da referência bibliográfica.

Os professores pedindo um tema para você deve abordar tudo, desde o seu início até o final, ou seja, até os dias de hoje. Procure sempre pesquisar este tema em sites confiáveis ou que seu professor indicar. As pesquisas que são feitas sobre livros da própria biblioteca, o que tem muito mais peso na nota final. O isso quer dizer é que se você pegar e copiar tudo da internet em um endereço eletrônico que nunca viu pode ser que as informações sejam verdadeiras, porém não é um site comum de pesquisa.

Tudo que puder fazer, quanto mais completo o seu trabalho ficar mais a sua nota vai aumentar. Portanto, procurar por polêmicas no tema em revistas conceituadas e que tragam o interesse, isso é claro como forma de curiosidade é bacana. Mas deve ser apenas feito caso o tema do trabalho suporte isso, como “métodos contraceptivos” que podem ter vários pontos de vistas de diferentes autores. Sendo um tema especifico procure não fugir dele e colocar o que se pede.

A gramática também tem um peso muito grande, isso porque todo aluno que está na faculdade precisa ter domínio da norma culta padrão da língua portuguesa, principalmente as novas regras.

Veja mais