Como combater a afta, tratamentos

Como combater a afta, tratamentos


Existem doenças que são muito comuns no nosso dia-a-dia, e muitas delas são causadas pela deficiência no nosso sistema imunológico, que acaba não tendo resistência o suficiente para combater algumas doenças. A Afta é uma enfermidade extremamente comum na vida de algumas pessoas, mas ela acaba atrapalhando muito a vida de quem a possui, pois ela causa muita dor, e muito desconforto, dói para tudo, para comer, para beber água, para falar, para movimentar a boca, ou seja, é algo que realmente trás muito desconforto. Alem de que a boca é um local de extrema sensibilidade e isso piora ainda mais as coisas, pois também impede que a pessoa consiga se alimentar adequadamente, já que a dor é intensa e torturante quando movimentamos a boca.

As lesões são sempre ovais, ficam esbranquiçadas, limpas e rasas, não
apresentam a presença de pus, sinais de infecções e bactérias. A Afta nada mais é do que ulcera, ou mais simplesmente uma ferida que pode surgir em qualquer parte da cavidade oral como: lábio, gengiva, língua, garganta e ovula. Diferente do que se pensa as aftas não causam mal hálito, ela pode ser enorme e ter uma aparência bem desagradável, mas não causa mal hálito de maneira nenhuma.

A dor da afta não corresponde ao seu tamanho, pois por mais minúscula que ela seja a dor é realmente intensa, e dura de 3 a 10 dias, e ela tende a piorar ser a língua encosta e roça a ferida ou se você ingere alimentos muito quentes ou que sejam apimentados. Quando o caso já esta serio a pessoa pode sofrer com febres, inflamação dos gânglios do pescoço e uma terrível sensação de mal-estar o tempo todo. As aftas aparecem em cerca de 2 á 3 vezes por ano, mas algumas pessoas não passam por esse problema. Para acabar com as aftas existem muitos tratamentos, o mais popular é a base de bicarbonato de sódio que alivia a dor por destruir as células causadoras e responsáveis pela afta, mas ele também destrói os tecidos bons e saudáveis da mucosa, demorando ainda mais para cicatrizar.

Existem pomadas que servem como uma camada protetora para a afta evitando que os alimentos rocem na ferida e piore, também existem medicamentos que são próprios para a dor, e aliviam a mesma. Evite tomar bebidas alcoólicas, não use bicarbonato em pó, pois pode irritar ainda mais a pele, e se realizar bochecho com alguma substancia cuspa bem a solução.

Veja mais