Comidas típicas da Itália


A Itália é um país desenvolvido pertencente ao continente Europeu, que goza de um alto padrão de vida, fazendo desse país a oitava melhor classificação de qualidade de vida. Itália é o quinto país que mais recebe turistas do mundo, possui esse título por possuir as cidades mais lindas e antigas do mundo, como Veneza, Roma e Milão, a capital da moda. Sua capital, a cidade de Roma, é considerada como uma das mais belas cidades antigas do mundo é a terceira cidade mais visitada da União Européia. O país possui um grande acervo mundial em assuntos culturais, políticos e gastronômico.

Os italianos são conhecidos por ter uma alimentação bem generosa, por possuir em seu cardápio muitas massas, peixes e carnes, acompanhados sempre de um bom vinho italiano. Cada região da Itália possui uma comida típica, em regiões litorâneas, como em Vêneto, predominam os frutos do mar, com pratos como o Antipasto di Frutti di Mare, que contém lula, caranguejo, mexilhões, camarões, e outros frutos, temperados com azeite e suco de limão. A sopa de peixe é um prato tipicamente de Veneza. A polenta, típica de natal da comunidade italiana no Brasil, é oriunda desta região, e geralmente servida grelhada, acompanhada de algum molho. A sobremesa mais famosa da Itália é o Tiramisu, um pão de ló embebido em café e queijo mascarpone, típica desta região.

Na região noroeste do país predominam as massas como cannelloni, cappellacci, espaguetes, fetuccini, lazanha e ravioli, e também os risotos, pratos à base de arroz, como risotto a milanese, risotto ai quattro sapori, riso alla toscana, risotto al gorgonzola e risotto al cavolfiore. A sobresa típica dessa região é o zabaione, consiste em um creme de ovos, açúcar e vinho Marsala, bastante apreciada mundo afora.

No centro da Itália, região da Toscana, os pratos que predominam são as carnes e os presuntos cozidos, as carnes mais consumidas são a de porco, a de carneiro e as de peixe como o Baccalà alla vicentina, baccalà fritto, bresaola, presunto de Parma, mortadella, salame e vitello, considerados essências na cozinha da região. Como sobremesas, podemos citar a torta de limão e a torta di Riso, feita de arroz e coberta com caldas de frutas.

Ao sul, quem manda é as pizzas, calzone, marguerita, quatto, formaggi, quatto stagioni e a mais famosa napolitana, coberta com tomates, queijo, alho, manjericão e anchôvas. Frutos do mar e peixes também compõem o cardápio sulista, assim como os famosos queijos provolone, mozzarella e a ricota. Nas sobremessas, o nougat, um tipo de torrone, é bastante consumido, assim como a cassata italiana, que é um sorvete de ricota, com frutas cristalizadas, pistache e chocolate. Já a cozinha romanesca, diferentemente das demais regiões, aqui o café é mais consumido e apreciado que os vinhos. O café expresso, o cappuccino e o caffelatte caem bem a qualquer hora.

Veja mais