RESGUARDO APÓS O PARTO


Depois do parto, a mulher deve permanecer até 45 dias em repouso relativo, isso ocorre para que o corpo da mulher que passou pelo nascimento do bebê, vá voltando aos poucos ao seu lugar, sem maiores complicações, e no caso da cesárea para se adaptar e cicatrizar o parto, por causa da cirurgia. Devendo ser poupada de esforços físicos exagerados para que não prejudique a cicatrização interna no caso da cesárea e pelo fato do útero estar aberto pelo parto normal, a mulher também não deve ter relações sexuais neste período, porque terá mais probabilidades de desenvolver infecções no útero.

A indicação do repouso, não significa ficar deitada o tempo todo, ao contrario, ela deve caminhar para não reter gases que podem gerar cólicas, ou acabar desenvolvendo até mesmo uma trombose venosa. Este repouso esta mais associado a esforços físicos. O sangramento transvaginal é normal após o parto e vai diminuindo com o tempo, até cessar completamente. Após o parto, o bebê praticamente só mama e dorme, por isso este tempo de adaptação entre mãe e bebê no primeiro mês é tão importante. Quando mamam eles se cansam com maior facilidade, pois não estão acostumados a isso, dentro da barriga, sua alimentação vinha pelo cordão umbilical, ele não precisava fazer esforço nenhum. Por isso sugam e descansam e nos primeiros dias fazem isso com muita freqüência, não respeitando horários diurnos e noturnos, por isso a mãe precisa de repouso, para conseguir dar conta das mamadas, sem atrapalhar o seu cotidiano.

Com o passar do tempo, as mamadas ficarão mais longas, mas o espaçamento entre elas também aumentarão. O bebê quando amamentado no seio não precisa de nenhum outro tipo de alimento ou complemento, somente o leite materno é o suficiente, dando vitaminas e células de defesa ao pequenino. O fato dele mamar a todo momento, não significa leite fraco. Se você fizer uso de algum medicamento, seu medico deverá ser informado, pois alguns medicamentos passam para o bebê pelo aleitamento. Faça o resguardo direitinho, para que no futuro, você não desenvolve outros tipos de problemas relacionado exatamente com este repouso que você não fez.

Veja mais