Conheça as fases da globalização


Tem-se falado muito neste conceito nos últimos anos devido à facilidade de receber e emitir mensagens ao redor do mundo. Podemos até mesmo citar a internet como marco inicial da globalização, porém talvez nos esqueçamos dos outros fatores que giram em torno de nós e que estão diretamente ligados a este conceito. A globalização pode seguir dois caminhos: o primeiro para aproximar culturas, pessoas e conhecimentos, o que é uma maneira positiva de se ver o conceito, como pode seguir o segundo caminho, distanciar as pessoas por escalas sociais e denominá-las pelo que cada um tem, totalmente negativo, pois grande parte das populações sairá prejudicada.
O principal problema é que parte da sociedade, a parte que tem dinheiro, é favorável a esta prática e após estudarmos a globalização como um sistema com fatores positivos e negativos poderemos concluir que há duas faces possíveis de serem descobertas. Atualmente a globalização é vista e entendida como uma maneira mais simples de trocarmos informações, produtos e conhecimentos, mas esta definição varia de acordo com a ideologia pessoal de um pensador do assunto. Se é boa ou ruim só o tempo poderá nos dizer, pois de certa forma ainda estamos engatinhando nesta nova maneira de se viver o cotidiano mais amplo. Sendo assim a globalização é, e sempre será boa, se conseguirmos derrubar as barreiras socioeconômicas e vivenciar um aumento considerável no desenvolvimento de todos os países; será boa quando a diferença social for contida e, então, todos formos iguais.
A ideologia, vista desta maneira, é tão boa e fácil de ser aplicada que não podemos entender às vezes o porquê de tantas discussões ao redor do assunto. Se pararmos então para pensar e pesar os fatores veremos a balança pender para o lado que mais estivermos de acordo. O assunto gera discussão, pois há o lado privilegiado e o lado desprivilegiado. Os favoráveis são poucos, mas exercem grande pressão por causa do poder econômico e os desfavoráveis, que são muitos mais que não exercem quase pressão nenhuma. Apóie um slado independente do seu nível financeiro.

Veja mais