As verdades sobre as crianças



Quando temos nosso filho, nos perdemos de tantos conselhos que os mais velhos jogam em cima das nossas cabeças. Mas como saber se tudo o que eles falam são verdades, ou apenas conselhos dos antigos. Acabe com suas duvidas, vamos tentar esclarecer algumas delas. Mas lembre-se mãe é mãe, ela sempre fará a coisa certa.


O bebê recém nascido tem a mesma sensibilidade térmica que nós, achamos que ele sente frio e agasalhamos demais, isso pode fazer mal ao bebê. Quanto menor ele for, maior o risco excessivo do calor, porque ele não tem como se livrar dele. Se ele suar, é um péssimo sinal, pois os bebês têm poucas glândulas sudoríparas. Os bebês prematuros merecem maior cuidado, pois eles não têm a sensibilidade térmica, mas também deve ser observada a temperatura e como você irá agasalhá-lo. Ao contrário do que muitos pais imaginam andar descalço não causa resfriado, não é o pé, nem o sapato que deixa a criança resfriada, e sim o costume e a baixa imunidade do organismo que permitem a criança a se resfriar. A melhor coisa a fazer é permitir que seu filho ande descalço, pois ele criará mais força contra o frio, e fortalecerá o músculo da perna. Tomar gelado não faz mal a garganta, o que faz mal é um germe que se instala nesta região causando a dor de garganta, quando o germe se instala ali, e causa a irritação, qualquer que seja o liquido, tanto faz quente ou gelado irá acentuar a irritação.

Caso a criança esteja bem de saúde não há nada que a proíba de tomar gelado, desde que a criança esteja acostumada. Tomar banho após a refeição pode ser prejudicial sim, isto porque com o estomago cheio, a circulação sanguínea fica mais lenta, a agitação de um banho pode causar um distúrbio digestivo, portanto não é o fato de tomar o banho que é prejudicial, mas sim o esforço que é feito, em se tratando de crianças onde o banho se transforma na maior farra, o risco acaba aumentando, mas tudo isso se tiver comido demais. Não existe leite materno fraco, essa imposição nasceu porque ao experimentar o leite de vaca na criança, ela leva mais tempo para sentir fome, por isso acha-se mais forte, engano, ele tem mais gordura o que sacia a criança por mais tempo, só isso, o melhor é o leite materno, nunca abra mão deste gesto.

Veja mais