COMO FAZER UM RESUMO


Para que resumir um texto, qual a finalidade do resumo. Na verdade o resumo foi inventado na língua portuguesa, para que os professores tenham a certeza de que o livro ou texto foi lido. Esta matéria nos foi ensina lá no ginásio, mas com certeza para muitas pessoas isso é um problema. O resumo ele deve ser assimilado, saber como sintetizar a história com começo, meio e fim. Muitas vezes lemos um livro e em seguida esquecemos da sua história, o resumo auxilia para que a história seja analisada e por isso gravamos ela, e o seu esquecimento não será tão rápido. Se não conseguimos gravar o básico, chegaremos até mesmo na Faculdade sem saber resumir algo. Como o próprio nome já diz, resumo é um texto reduzido, sem esquecer os tópicos principais da história e sem opinião própria. Para Platão e Fiorin, resumir um texto significa condensa-lo sem perder sua estrutura original, com base em três elementos: as partes essências do texto; a progressão em que elas aparecem; a correlação entre cada uma das partes. Se tornarmos isso um hábitos logo faremos resumos dos textos e das disciplinas, facilitando assim a assimilação.

Se o texto for narrativo, devemos prestar atenção ao tempo e aos elementos de causa, se for descritivo nos aspectos visuais e espaciais da história, mas se for dissertativo, não poderemos dar opinião. Existem três técnicas que nos ajudarão a fazer um bom resumo, são elas: Apagamento, consiste em apagar do texto partes desnecessárias, como os advérbios, adjetivos e frases relacionadas à eles. Generalização é uma estratégia que reduz os elementos da frase através do critério semântico, ou seja, pelo significado. E por ultimo a Construção, consiste em substituir uma sequência de fatos por um só, sem perder o sentido da história.

Se mesmo assim ainda está difícil resumir, vamos lhe dar mais uma dica, a Sublinhação, quando você estiver lendo a história, sublinhe as palavras ou frases que são mais importantes, depois junte o sublinhado observando sempre o contexto do seu resumo.

Veja mais