Dicas para fazer resumo de filme

O que leva uma pessoa a ter dificuldade em resumir determinado texto ou filme? A resposta é simples, isso se deve a incapacidade de sintetizar ideias principais de determinada coisa, e não conseguir fazer resumos.
Antes de mais nada, é preciso entender que um resumo, como já diz o próprio nome, requer cortes de coisas como julgamentos ou comentários, o ideal é centralizar as ideias principais.
Como você pode se sair bem nesse aspecto? Confira as dicas e verá que fazer resumos não é um bicho de sete cabeças como parece ser.
Ler. Leitura atenciosa do texto é fundamental para saber do que ele se trata e poder assim fazer um resumo dele maia a frente, por isso, leia o texto com toda a atenção.
Pontos principais. Selecione os pontos principais que podem ser obtidos em palavras-chaves e assim, poderá ter uma base para iniciar um resumo.
Resumo dos parágrafos. Analise o que cada parágrafo quer dizer e faça um resumo de cada um.
Leia novamente. Ao final do resumo, releia tudo o que escreveu e veja se o texto tem sentido e se o resumo está de acordo com o que se lê no texto ou filme original.
O filme é um pouco diferente, porque retrata fatos, não conta em forma escrita. Muitas vezes é ate mais fácil fazer um resumo de filme do que de textos, porque os filmes tendem a ser memorizados como fatos principais em nossas mentes.
Basicamente, o que se deve levar em conta ao fazer um resumo de filmes é o mesmo do resumo de texto, só é mais fácil em alguns casos, pela facilidade que temos em guardar imagens e falas na memória.
Aproveite as dicas e boa sorte em seus resumos de filme!

Veja mais