O que são charges e caricaturas ?

O charge é uma forma de expressar e satirizar através de ilustrações por meio de caricaturas, podendo usar de acontecimentos atuais, com uma ou mais pessoas neles envolvidos, no Brasil essa arte é bastante utilizada em criticas políticas, mais do que uma simples arte, a charge  tem como uma de suas finalidades a critica político-social, onde são graficamente expressadas as visões sobre determinadas situações do cotidiano.
É fácil entender o que uma charge quer transmitir, basta estar ligados aos acontecimentos e nas atualidades do dia a dia, procurar ficar por dentro de tudo que esta acontecendo ao seu redor, assim se torna mais fácil decifrar o sentido da sátira.
A charge é bastante utilizada quando são estabelecidas censuras de todos os tipos, principalmente censuras políticas.A palavra charge vem do francês , que significa carga ou exagero, por sua vez representando um “ataque violento”, ou seja, uma forma divertida de mostrar a realidade e os acontecimentos em destaque no momento.
Criadas no inicio do século XIX, sofrerão repressão por governos e impérios, resultando em uma popularidade jamais vista, fato este que acarretou a sua existência ate os dias de hoje.
As charges e caricaturas podem ser consideras as mesmas coisas, porem com um diferencial significativo, a charge é usada para satirizar acontecimentos, a caricatura por sua vez, é utilizada como formas de expressão, usando a imagem de um individuo para dar vida a um desenho, sem esquecer de seus traços característicos, assim facilitando a sua identificação.

Veja mais